domingo, 15 de maio de 2016

Projeto Gira-Livros 2016

      Ano passado não registrei o projeto porque...nem sei. A falta de tempo deste ano é o mesmo do ano passado... Provavelmente esqueci de começar e depois esmoreci. Mas vou me redimir... 

      A proposta é registrar capa do livro, autor e uma pequena sinopse. Claro que não vou conseguir colocar todos os livros que ele ler, mas tentarei o máximo possível.

      E todos os títulos estarão nessa mesma postagem... basta rolar o cursor até o livro atual.


      Caio vai saber futuramente que livrinhos leu no 4º ano! São seus livros mais "maduros", leituras mais extensas, histórias mais completas, gêneros mais diversificados. Todos sob os cuidados da profª Nora Beatriz.

      Estranhamente anda com preguiça de ler sozinho, acho mesmo que está aproveitando a oportunidade pra ter a mãe - em casa sempre muito disputada pelos irmãos e pai e até pela cadelinha! - só para si por alguns instantes. Por enquanto não nego minha companhia, mas vou ter de introduzir o hábito de ele ler sozinho...  

                                    *               *               *                 *                *

      Nem todos os livrinhos lidos serão colocados aqui, ou por falta de tempo (essa vida louca!) ou porque Caio não curtiu muito a leitura. Mas a rodada passada... Ah! Esse NÓS amamos! Aconteceu aproximadamente no dia 10 de junho (a troca de livros acontece toda sexta-feira) com o livrinho (só modo de dizer: 128 páginas!!) SOPRINHO: O SEGREDO DO BOSQUE ENCANTADO, de Fernanda Lopes de Almeida. De novo ela!! Essa autora é demais!!!. Que leitura prazerosa! Que história cheia de encantamento! Com muitas fadas e dragões, gigantes e animaizinhos, casas de abóbora e festas em qualquer lugar!!! 



     Caio e eu ficamos cúmplices na leitura, comparsas literários! Um não podia ler sem o outro. No final, Caio teve de ler alguns capítulos sozinho, pois o livro tinha muitas páginas e não daria tempo de terminar. Me senti órfã... curiosa de saber da história, Caio ia resumindo pra mim. E no final, (que a professora não nos leia...), não conseguimos terminar a tempo! Ficamos sem saber o final da aventura... Mas temos a esperança de Caio ficar com este livro no final do projeto, quando cada aluno recebe três títulos. Tomara...

     SINOPSE: Todos os bosques do mundo são encantados. Se você não acredita, é porque ainda não conhece Soprinho. Só ele tem o poder de fazer a gente ver tudo de forma diferente. Basta receber o seu sopro e pronto! Você descobre um mundo habitado por fadas, mágicos, duendes, gênios, todos eles entregues a um trabalho misterioso. E por fim desvenda o grande enigma - afinal quem é bom e quem é mau no reino da natureza? Mas Soprinho ainda deixa outra pergunta no ar - o que é bom e o que é mau em nossa própria vida?

RECOMENDO!!!


                                   *               *               *                 *                * 

      A segunda rodada do projeto aconteceu em 13/05/2016, com o livrinho A FADA QUE TINHA IDEIAS, de Fernanda Lopes de Almeida


      Caio saiu da escola alertando que o livro tinha mais de 60 páginas, ainda no carro. Seria um desafio! Talvez tenha sido escolha da professora, tal como nos avisou na reunião, senão os livros com mais páginas ficam mofando na prateleira... É o primeiro recorde literário dele!!! 

      Ainda estamos lendo, mas já percebemos que é um livro delicioso!!!

     SINOPSE: As fadinhas aprendem que não se deve sair por aí inventando mágicas que não estejam no Livro das Fadas. Mas vai dizer isso a Clara Luz! Questionadora e criativa, ela quer ter idéias próprias, como transformar bule de café em passarinho, dar vida às nuvens e colorir a chuva. 'Quando alguém inventa alguma coisa o mundo anda', é o que ela diz. Mas nem todos aprovam comportamento tão original e inovador. Principalmente a rabugenta Rainha... E agora? O que será de Clara Luz?


                                   *               *               *                 *                *


      Começamos o projeto na sexta-feira, 06/05/2016, com VIDA DA GENTE, de Fernando Bonassi.



      Começamos bem, com um livro de artigos! Artigos infantis publicados na Folhinha de São Paulo. O título é Vida da Gente, abordando vários temas como reciclagem, palavrão, mentirinha, morte, pobreza, ... Caio interagiu muito bem e prestou muita atenção. Fez várias intervenções. 

      Uma dessas intervenções já virou postagem aqui do blog: http://caio-meufilholindo.blogspot.com.br/2016/05/toda-crianca-abandonada-deveria-ter.html

      SINOPSE:   Se os livros são como as pessoas, chatas, legais, sem graça ou especiais, "Vida da Gente" é aquele livro que vira o amigo que sempre se quer por perto. A voz que nos faz pensar, que nos fala de sonhos, de problemas, de políticos, da escola, dos pais, das tribos urbanas ou da mata mesmo.

      

Nenhum comentário: